22 anos de Cidadania

Posted by Edna Marcadores:


Hoje 5 de outubro de 2010, já se vão exatos 22 anos de promulgação da Constituição Federal do Brasil, a Constituição Cidadã como bem a chamava o grande e saudoso Ulysses Guimarães.
A Carta Magna foi resultado de um grande processo de reestruturação da democracia no estado brasileiro, foram muitos anos de luta até enfim prevalecer o apelo popular, ja não dava mais para ignorar a população que tinha aberto os olhos para as atrocidades cometidas pelo período ditatorial. Pois bem, com mais de vinte anos de ditadura militar, o Brasil enfim promove a Assembléia Nacional Constituinte em 1 de Fevereiro de 1987, e foram 20 meses de trabalhos, discussões, debates e idéias postas à mesa, uma constituição que foi feita para o povo e pelo povo, através de seus representantes, claro versando sobre interesses de varias classes da sociedade brasileira, ainda assim não se pode negar, que no papel, os mais 'vitoriosos' foram as clausulas que versam sobre interesses sociais. Direito de igualdade, acesso à saúde educação... Não existe duvida que a Constituição é sim cidadã, ainda que não consigamos exercer sua funcionalidade plena.
A situação preocupante, é o cenário político atual do Brasil, acabamos de sair de uma eleição geral, para presidente formação do Congresso Nacional e de governadores, e o que se viu não foi apenas o exercício da democracia e do maior ato de cidadania, o voto. Viu-se outrossim foi a vontade de uma personalidade notória ser exercida, quase massacramos a oposição e ainda estamos prestes a eleger uma candidata de situação para governar o país, pessoalmente e ideologicamente, sou a favor do PT, no entanto, muito se perdeu da ideologia inicial deste partido, e agora, eu Temo pelo futuro da nação, Oposição é chata, no entanto é necessária. Rezemos agora, caros leitores, para que o nosso país tenha um belo futuro pela frente e que nossa constituição passe a ser cada vez mais executada e lembrada como a Constituição Cidadã e Democrática, democracia é linda, cidadania mais ainda, porem temos que aprender urgentemente o significado disso.

Fonte: http://blogsempreleal.blogspot.com